quinta-feira, 24 de junho de 2010


O Enforcado (também conhecido como O Dependurado em baralhos mais modernos) é o décimo segundo Arcano Maior do tarot de Marselha.
Simbologia:
Na carta, encontra-se um homem pendurado pela perna esquerda, sob uma forca. A sua expressão é triste e distante, porém tem os braços estão cruzados atrás do corpo, em sinal de quem não quer lutar contra sua condição.
O Enforcado, quando aparece numa consulta, significa culpas e arrependimentos, castigo justo e passivismo. O Enforcado carrega consigo a culpa e está feliz por se martirizar por si e pelos outros.
O Enforcado também significa abrir mão de algo concreto para poder se alcançar um objetivo maior.

Mensagem:
Um homem suspenso num tronco de madeira. Há uma ambiguidade resultante do facto da carta poder ser vista como invertida. O homem ou o mundo estão de cabeça para baixo? Há uma aureola luminosa sobre a cabeça do suposto mártir, que aponta para a crucificação crística. Nota-se que a árvore do sacrifício é de madeira viva, com folhas, e o rosto manifesta entendimento, não sofrimento. Como um todo, há uma sugestão de vida em suspensão, mas vida, não morte. A história natural é mais elevada incorporada neste simbolismo: após o sagrado Mistério da Morte há o glorioso Mistério da Ressurreição. A destruição do egoísmo vivifica a humanidade, e isto envolve o sacrifício que consagra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário